quinta-feira, 17 de setembro de 2015

É impossível descartar a tristeza

"I could but I can't", por agnes-cecile
Por muitos anos, odiava falar sobre coisas negativas em minha vida pessoal. Na minha cabeça, sempre que eu abrisse a boca deveria ser pra fazer as pessoas sorrirem, em vez de entediá-las com meus problemas; afinal, cada um tem seus próprios problemas, ninguém precisa de mais. Me educar dessa maneira foi bem fácil, se compararmos com o esforço que faço até hoje para eliminar todas as raízes que esse hábito ruim plantou em mim.
Ainda jogo a tristeza para baixo do tapete, às vezes. Ainda balanço a cabeça com firmeza para espantar pensamentos negativos, com a ideia de que se ignorá-los, eles irão desaparecer (o que, obviamente, só piora as coisas).
É difícil mudar o hábito, e é difícil ver o lado positivo na tristeza. Mas basta olhar para minhas maiores inspirações, que começo a entender um pouco disso: suas obras mais bonitas surgiram de períodos intensamente turbulentos de suas vidas. E, ao ver como essas pessoas conseguiram extrair a beleza da dor, me sinto mais calma. A tristeza é uma energia, e a energia pode ser transformada em diversas coisas.

A tristeza está em todo lugar, basta olhar ao seu redor. Nós nunca estaremos livres dessa energia, por isso é preciso saber lidar com ela. O copo estará sempre meio cheio/meio vazio e nunca teremos tudo aquilo que queremos. Mas está tudo bem, porque é nos momentos de dor que realmente nos conhecemos. É como John Green escreveu uma vez: "A tristeza nos revela". Essa frase, em especial, é uma das quais eu mais amo, por me identificar tanto com ela. Para mim, é a mais pura verdade: a tristeza, foi nela em que descobri do que sou realmente capaz. 

A dor é uma energia como qualquer outra, e deve ser usada para o bem. Por isso, pegue toda sua dor e transforme-a em algo novo, em algo bonito. Não tranque a tristeza dentro de si. Ela não irá desaparecer magicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário